Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

segunda-feira, agosto 13

Boas intenções esbarram em meias verdades

Olá amigos.

Temos uma grave polêmica na sociedade brasileira e na paraense em particular, trata-se do debate acerca da construção da Hidroelétrica de Belo Monte. Não irei entrar em detalhes sobre todas os pormenores disso, só deixarei bem claro minha posição: Sou favorável ao uso da energia das hidroelétricas mas estas não podem ser instaladas de qualquer maneira, na marra como os governo militares faziam e como os petralhas estão tentando fazer.

Dito isto seguimos com o objeto deste artigo, que na realidade são dois, em primeiro lugar denunciar a postura de que em nome de uma ideia bem intencionada vale todo tipo de argumento inclusive o uso de meias verdades, explico, recentemente (desde  janeiro deste ano) vem sendo divulgada em blogs e redes sociais a imagem abaixo com um texto que dar a entender que se trata de uma foto da desocupação da área de belo monte sendo feito "na marra" com a remoção dos índios.


No entanto depois de usar os recursos do mestre Google descobri que essa imagem nada tem haver com Belo Monte e trata-se de outro conflito entre os índios e a PM do AMAZONAS em 2008!. Veja o link para a matéria original de onde a foto foi retirada:


Agora vejam alguns link com a meia verdade:



Em segundo lugar, falaremos da parte tecnológica da história e de como descobrimos a verdade dos fatos envolvendo esta foto.

Para acharmos fotos no google temos que acessar o link images.google.com uma vez lá temos que fazer o upload para o campo de busca da foto que desejamos encontrar ou apenas podemos digitar o endereço, o link web da imagem e clicar em procurar, o buscador irá nos mostrar os link da imagem e também as mais antigas referência a essa mesma imagem, desta forma poderemos checar qual é a origem dela e certificar se corresponde ao que vem sendo divulgado.

É isso. Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)