Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

terça-feira, janeiro 15

Como a realidade aumentada pode melhorar sua vida?

Zapeando pelos links do google, achei algumas interessantes considerações sobre como a realidade aumentada pode melhorar a vida das pessoas, eis aqui um apanhado geral acerca disso:


Realidade Aumentada para a UFPa


Guia urbano
De posse do smartphone ou tablet você pode através de um aplicativo de realidade aumentada explorar a vizinhanças do seu bairro, verificando os bares, cinemas, lojas que se encontram próximo a sua posição

Circuitos culturais/educacionais/turísticos
Podem ser criados verdadeiros circuitos culturais tanto indoor quanto outdoor, orientando a pessoa a seguir aquela trilha virtual de informações multimídias, seja dentro de um museu, galeria de arte, prédio histórico ou nos ambientes abertos, nos centros históricos, praças, etc.

Compras
Através de vitrines virtuais você pode experimentar um acessório, um vestido, etc sem precisar sequer entrar na loja, visualizando como ficará a peça em você em tempo real, outra maneira é criar um localizador para uma determinada rede de lojas, ou numa rua como a Braz de Aguiar, aqui em Belém, criar um circuito de promoções

Manuais/Tutoriais/Atendimento ao cliente:
Através de um aplicativo de determinado fabricante, o usuário visualiza como pode ser feita a montagem de uma impressora multimídia, como pode ser feita a troca do cartucho da mesma ou como fazer reparos simples no motor do carro. Sobrepondo o manual virtual a imagem real do objeto o cliente tem o passo a passo para a realizar a tarefa que deseja, sem precisar ficar pendurado no telefone ou no chat falando com o suporte de uma empresa.

Serviço público e situações de emergência:
Nesses casos você teria um raiox virtual para verificar onde esta determinada adutora de água, gás ou cabo de fibra ótica antes de fazer algum serviço que exija a perfuração daquele local. Poderíamos ter para eventos um guia do local com as saídas de emergência, postos de atendimento médico, banheiros, policiamento, etc.

Isso são apenas algumas ideias de como podemos usar HOJE os recursos que a realidade aumentada através de celulares e tablets tem a oferecer.


2 comentários:

  1. Ótimo, eu não via por que comprar um desses óculos, agora eu tenho uma ideia.
    Eu pelo momento da leitura, criei ideias para que que poderias ser colocadas no óculos de visão aumentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor! Obrigado por comentar.
      Com certeza usar os Google Glass Será mais comodo porém com um smartfone ou um tablet você já pode fazer bom uso da RA.
      Abraços

      Excluir

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)