Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

sexta-feira, janeiro 4

Joomla e Realidade Aumentada

Olá amigos.

Reproduzo aqui entrevista minha feita para o portal Joomla Clube pelo nosso amigo Uriel.

Joomla e Realidade Aumentada


Antes do Jdbr12 conversei com o Claudio Alfonso que estava fazendo um projeto de realidade aumentada com Joomla para Sesan > secretária de saneamento municipal de Belém do Pará !! Fiquei muito interessado, pois realidade aumentada é uma tendencia para aplicativos móveis, para várias empresas e setores entre eles o de turismo, que diga-se de passagem é uma área que me interesso muito, moro no interior do Paraná, onde temos um potencial enorme.

Conversando com ele fiz um tipo de entrevista, não publiquei antes do Jdbr12, pois ele faria uma apresentação sobre isso lá! Então vamos direto ao assunto.

Uriel - Como foi que isso começou?

Claudio Alfonso

R: Foi tudo coincidência quando comprei meu Galaxy 5 ele veio com o layar e o wikitude instalados, são aplicativos de realidade aumentada, testei, gostei e comecei a ler a respeito. Descobri que o Wikitude era muito simples para gerar conteúdo em RA (Realidade Aumentada ) ele faz isso a partir de um arquivo KML esse tipo de arquivo é gerado pelo Google maps.

Uriel - Como funciona? 

Claudio Alfonso

R: Você pode criar um mapa no google maps, gerar um kml e upar para o wikitude, ele mostra os pontos marcados quando você aciona o aplicativo, ele abre a câmera e exibe marcação dos pontos na paisagem mostrando a distância, etc.

Uriel - O Joomla entra nisso onde? 

Claudio Alfonso

R: O Joomla tem aplicativos que fazem o relacionamento entre artigos e mapas, então surgiu a ideia de usar Joomla para gerenciar essas informações e criar o mapa e o KML.

Uriel - E o Seblod?

Claudio Alfonso

R: Pesquisando descobri que o Seblod tem um campo que faz esse relacionamento apartir de um endereço, então criei um form personalizado com Seblod que cria o mapa e o kml. Você exporta para o wikitude o kml criado só o upload é manual para o Wikitude, pois é outra aplicação.

Uriel - Como funciona o Wikitude?

Claudio Alfonso

R: Wikitude permite a criação de links dedicados ao teu conteúdo, um link que direciona o usuário direta e exclusivamente para o conteúdo RA que tu criastes, esse link pode ser colocado em qualquer lugar. Desde um QR code até dentro de um celular como eu fiz com o app de Joomla Day com esse link o wikitude cuida de tudo.

Uriel - Mas se eu não tiver o wikitude no meu celular?

Claudio Alfonso

R: Se não tiver ele mesmo instala como se fosse um plugin e abre mostrando os pontos.

Uriel - Parece muito simples? 

Claudio Alfonso

R: Sim muito simples fiz tudo em uma tarde, criei o app e o mapa para o projeto da prefeitura de Belém e "NÃO PROGRAMEI NENHUMA LINHA" hehehhehehe. Utilizei o Universo Mobi para criar o aplicativo para celulares.

Essa foi a entrevista, foi curta, e não bem feita, foi minha primeira :) 

Link para a material original:
http://www.joomlaclube.com.br/site/materias/46-revista-da-comunidade/554-joomla-e-realidade-aumentada.html