Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

terça-feira, janeiro 22

Prévia do Firefox OS Phone

Olá amigos

Depois do anunciado e aguardado Ubuntu Phone, eis que agora temos o anúncio da versão prévia do Firefox OS Phone, uma grande promessa na área de sistemas operacionais móveis.

Pessoalmente espero que esta "onda" de lançamentos de sistemas operacionais móveis consiga ter como fruto sistemas viáveis e livres para que o usuário possa ter de fato controle sobre o que esta usando e com isso ajudar a libertar as pessoas de empresas como a Apple, a nova IBM do século XXI.

Acompanhe o projeto neste link: http://www.mozilla.org/pt-BR/firefoxos/


Vídeo demo do Firefox OS na CES

Segue abaixo a tradução da nota de lançamento desta prévia.

---

Firefox OS é um sistema operacional móvel novo construído inteiramente utilizando padrões web abertos. No Firefox OS, HTML5 os aplicativos podem fazer "coisas de telefone" - eles podem fazer o telefone vibrar, fazer uma chamada ou enviar uma mensagem de texto.



Esta semana estamos anunciando nosso novo Firefox OS Phone Developer Preview porque acreditamos que os desenvolvedores vão ajudar a trazer o poder da web para o celular. Estes tPhone Developer estão sendo desenvolvidos pela Geeksphone em parceria com a Telefonica.


  • CPU Qualcomm Snapdragon de 1Ghz S1
  • 2100/1900/900 UMTS (3G HSPA)
  • GSM 850/900/1800/1900 (2G EDGE)
  • Tela de 3,5 "Multitouch HVGA
  • Câmera de 3 MP
  • 4 GB de ROM, 512 MB de RAM
  • MicroSD, Wi-Fi N, Sensor de Luz e Proximidade, G-Sensor, GPS, MicroUSB
  • Bateria 1580 mAh
  • Desbloqueado

Phone Developer Preview vai ajudar a tornar a web móvel mais acessível a mais pessoas. Desenvolvedores são críticos para a web e para a missão da Mozilla para tornar a web acessível a todos. Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo usam o Firefox para descobrir, experimentar e se conectar à web. Nós não poderíamos ter feito isso sem desenvolvedores web. Agora estamos trabalhando para trazer o poder da web para o celular, através do Firefox OS, junto com todo o poder de padrões abertos e uma comunidade aberta, e mais uma vez, gostaríamos de convidar os desenvolvedores web para se juntar a nós.

Firefox OS App Days
Nós também gostaríamos de convidá-lo para participar de dias do Firefox OS App Days, um conjunto mundial de 20 dias de hack que esta acontecendo semana. Em cada evento do App Days, você terá a oportunidade de aprender, hackear, compartilhar e celebrar Firefox OS, sistema da Mozilla operacional de código aberto para a web móvel. Tecnólogos e desenvolvedores da comunidade Mozilla irá apresentar ferramentas e tecnologia construída para ampliar e apoiar a plataforma Web, incluindo APIs Web móvel para acessar recursos do dispositivo de hardware, como o acelerômetro.

Experimente o Firefox OS
Se você é um programador interessado em tecnologias web e móveis, agora é a hora de experimentar o Firefox OS. Venha aprender como é fácil criar um aplicativo baseado em HTML que tem acesso a todas as APIs do seu dispositivo. Usando as tecnologias web mesmo que você está acostumado, você pode fazer o seu app dar alertas através da vibração do telefone, tire uma foto com a câmera ou mais. 

Você pode criar um aplicativo para o Firefox OS e fazer algumas pequenas mudanças para o seu site.

Você pode experimentar o Firefox OS de várias maneiras diferentes:


  • Baixando do Android Market no seu telefone Android. (Seus amigos e familiares também podem fazer isso - é tão fácil quanto instalar um aplicativo, para que eles possam experimentar a sua aplicação também.)
  • Use o navegador baseado em Firefox OS Simulator para ver e testar seu aplicativo móvel no desktop.
  • Instale o Firefox OS em seu próprio hardware.
  • Comprar um dispositivo Firefox OS Developer Preview! Trabalhe com Geeksphone e Telefônica para criarmos um sistema operacional Firefox Developer Preview especialmente para desenvolvedores. Seja o primeiro a mostrar o Firefox OS e seu app! Primeiros aparelhos estarão disponíveis em fevereiro.

Por que desenvolver um aplicativo para o Firefox OS?


  • Manter a web aberta. Apoiar a web aberta e ajudar a garantir o poder da web está disponível para todos - até mesmo em dispositivos móveis.
  • Simplicidade. Desenvolver em uma pilha única tecnologia (HTML5/CSS/JavaScript/new WebAPIs ) e entregar toda a web e dispositivos.
  • Liberdade. Você não está preso a um ecossistema do fornecedor controlada. Você pode distribuir seu aplicativo através do mercado Firefox, o seu próprio site, ou qualquer outra loja baseado em tecnologia aberta Mozilla app store.

Se você tiver mais alguma pergunta, por favor leia o Firefox OS FAQ ou subscrever a Firefox Apps Hacks, nossa newsletter mensal para o Firefox OS aplicativos de desenvolvedores.

Junte-se a nós para levar a web para telemóvel!

---

Fonte: https://hacks.mozilla.org/2013/01/announcing-the-firefox-os-developer-preview-phone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)