Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

domingo, janeiro 27

Tecnologias, tragédias e desastres naturais

Infelizmente nem sempre podemos usar a tecnologia para evitar problemas, muitas vezes usamos para pelo menos diminuir as consequências de eventos como tragédias e desastres naturais. No último CONSEGI que ocorreu aqui em Belém, por acaso acabei assistindo uma palestra muito interessante proferida por um cara chamado Timothy Ney, onde ele trata exatamente de como se deram as experiências de uso de tecnologias móveis/web em caso de grandes tragédias como no furação Katrina, no terremoto do Japão, furacão Sandy, entre outros.

Ficou claro para todos nós que a difusão de informação pelas redes sociais em casos como este são fundamentais, informações úteis e relevantes, tais como centros de evacuação, abrigos, locais de distribuição de água, de comida, locais de atendimentos aos feridos, zonas de escape, etc. Uma quantidade informações importantes que precisam chegar de forma rápida para ajudar a salvar vidas!

Um desses recursos que me chamou a atenção foi o uso de MAPAS para marcar pontos, locais e informações nas zonas atingidas por esses desastres, tanto para guiar as vítimas quanto para guiar as equipes de socorro, mapas simples, online tais como o Google Maps ou o Open Street Maps e uma pequena equipe para peneirar e confirmar as informações e disponibilizá-las através do mapa.

Tais mapas, principalmente o Google Maps, tem um interface muito boa com dispositivos móveis como smartfones ou tablets, adaptando-se perfeitamente as características desses aparelhos, permitindo inclusive o uso do GPS, para localização do usuário, medição de distância, traçar rotas, etc.

Com a terrível tragédia ocorrida em Santa Maria - RS, veio a sensação de impotência por estar tão distante geograficamente (Belém do Pará), e desse sensação nasceu a vontade de tentar fazer algo para ajudar as vítimas, suas famílias e a cidade. De posse dos conselhos dados na palestra do CONSEGI criamos um pequeno mapa com poucos porém relevantes pontos de interesse sobre a fatalidade ocorrida, marcando pontos para doação de sangue, hospitais para onde os feridos foram levados, locais para doação, locais para cadastros de voluntários, enfim tudo que julgamos ser necessário para ajudar a diminuir os problemas que uma tragédia como essa causa.

Recebemos o apoio de diversas pessoas pela internet tanto com informações quanto no esforço de divulgar o mapa que criamos, e a elas agradecemos no último paragrafo.

É isso amigos.

Nosso mapa de Santa Maria e região


Ver Tragédia Santa Maria num mapa maior  

Se você tem mais informações relevantes envie para joomlapaidegua@gmail.com

AGRADECIMENTOS PELA AJUDA E DIVULGAÇÃO
Ser Brasileira: @serbrasileira
Fernando Soares: http://www.facebook.com/fernandosoares2607
Software Livre no Campus Party: http://www.facebook.com/slcampusparty
Em atualização...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)