Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

sábado, maio 25

Pode ser o tablet uma ferramenta de trabalho profissional?

Olá amigos.

A pergunta a primeira vista pode até parecer descabida, sem fundamento, visto que 61% dos brasileiros usam o tablet para fins profissionais (mais aqui), porém vale perguntar até onde vai seu uso profissional do tablet? É certo que algumas categorias profissionais podem usar esse dispositivo móvel de forma mais intensa que outras e é exatamente aí que podemos começar a responder.

O correto poderia ser afirmar que a resposta teria que satisfazer os critérios de um "depende". Depende do tipo de trabalho e da quantidade de trabalho a ser realizado, escrever um texto relativamente curto em um tablet pode ser possível entretanto escrever um trabalho de fôlego já se torna inviável devido as próprias limitações do aparelho, que vão desde a ausência de um teclado físico, mais confortável, passando por conseguir uma posição cômoda para escrever até o tamanho da tela e sua qualidade. 

Alguns acessórios, como capas, teclado com e sem fio podem ajudar a diminuir os problemas que encontramos neste equipamento, no entanto estão longe de resolver o problema por reduzirem a mobilidade do mesmo além de aumentar o consumo de energia.

Vemos aqui alguns problemas, o tipo de trabalho a ser realizado, quantidade de trabalho e os recursos do próprio dispositivo, levando-se em conta esses fatores é possível dizer que o tablet pode ser usado para determinadas tarefas profissionais.

O famoso serviço de hospedagem de arquivos para raspagem de dados Scraperwiki, apesar de não ter um interface compatível com dispositivos móveis, permite mesmo assim que o usuário consiga editar e executar um código, o próprio joomla na sua versão 3.x já possui compatibilidade permitindo tanto o acesso no frontend quanto no backend para, inclusive, gerencia do sistema, como bem vimos hoje em nossa oficina sobre Joomla! realizada com o apoio do Centro Acadêmico de Sistemas da Informação e do Projeto UFPA 2.0.

Continua..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)