Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

domingo, setembro 15

Mês de setembro ou mês da cultura, conhecimento e tecnologia livres?

Olá amigos

Este mês de setembro foi muito corrido, ou melhor, esta sendo :) Desde do final de agosto com a montagem do Arco Triunfal de Landi na Praça da República, a apresentação da Ópera Il Trovatore no Teatro da Paz e sua transmissão ao vivo no Auditório do ITEC que temos vivido essa correria, boa correria diga-se de passagem, todas essas essas aventuras narradas através deste blog e das nossas redes sociais.

Logo que iniciou setembro participamos do III Fórum da Internet realizado no Hangar Centro de Convenções onde o CGI, Comitê Gestor da Internet, procurou reunir a sociedade para discutir os desafios da internet democrática e livre nesses tempos nebulosos, marcados pelo imperialismo americano no mundo virtual. Juntamente com as trilhas tivemos os eventos paralelos nas desconferências realizadas pela comunidade local de software livre, cujo destaque sem dúvida foi a iniciativa do Grupo Transparência Hacker, chamado de BARCO HACKER, projeto ousado que pretende levar as ideias e tecnologias do software livre para as comunidades do interior do Pará, especialmente as ribeirinhas.

Nosso papel nesse III Fórum da Internet, além de procurar participar dos debates representando o projeto UFPA 2.0, foi de fazer contatos com grupos como o WIKIMEDIA para propor acordos de cooperação deles com a UFPA através da UFPA 2.0, missões essas repleta de êxito, culminando com reunião entre a Prof. Olga Oliva, representando institucionalmente a UFPA e a representante da WIKIMÉDIA no Brasil, Oona Castro.

Em seguida o desafio foi realizar o Joomla Day Brasil 2013, o primeiro Joomla Day nacional realizado na Amazônia, para tanto contamos com o apoio da Prointer através do UFPA 2.0 para conseguir trazer os palestrantes, desta vez sem que os mesmos precisassem dispor de seus próprios recursos para se fazerem presentes no evento. Outra característica foi a taxa de inscrição mais acessível sendo de R$ 20 a 50 reais em oposição as taxas de R$ 100 ou mais dos eventos anteriores.

A qualidade das palestras e dos debates que foram realizados durante o Joomla Day Brasil 2013 foram excelentes, ocorrendo inclusive o sorteio de livros de autoria do palestrante Júlio Coutinho, o primeiro livro em português sobre Joomla 3.x, e também de cursos de Joomla online. Um dos destaques desse joomla day foi a participação de estudantes africanos no evento, tendo o nosso amigo Aaron Kadima, do Congo, participado do grupo de apoio durante o evento, e agora com os conhecimentos obtidos prepara-se para fazer o site da Casa Brasil África.

Nesse evento tivemos o apoio além da Prointer e  UFPA 2.0, do nosso amigo Raimundo Xavier, que cedeu o datashow.

Como o mês de setembro ainda não acabou, os eventos também não! Ao mesmo tempo em que ocorria o Joomla Day Brasil, o Arco Triunfal de Landi era remontado na UFPA ficando as margens do Rio Guamá, servindo como um moldura para a beleza natural do rio. Ainda teremos essa semana o Software Freedom Day e Oficina de edição gráfica com Software Livre.