Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

domingo, março 27

Maquete celebra os 400 anos de Belém

Uma iniciativa do Estúdio Tupi em conjunto com o Fórum Landi, esta desenvolvendo uma maquete do Centro Histórico de Belém em comemoração aos 400 anos de fundação da nossa cidade, o Lablivre desenvolveu para o projeto um aplicativo que permite acompanhar tanto na maquete quanto na área urbana externa a história de todos os prédios e construções representados no projeto. Para baixar o aplicativo acesse: http://forumlandi.org/belem

Notícia:
Aplicativo de realidade aumentada é criado para o Projeto da Maquete de Belém

O aplicativo Centro Histórico de Belém é um conteúdo virtual associado à representação física da maquete de Belém, projetada e realizada pelo Fórum Landi e pelo Estúdio Tupi de arquitetura SP-London, em comemoração aos 400 anos da cidade. O aplicativo móvel foi elaborado pela equipe do Lablivre - espaço dedicado a pesquisas e experimentações em tecnologias livres, coordenado por Cláudio Alfonso, e já tem diversos pontos da cidade registrados.

As edificações do centro histórico presentes na maquete física terão conteúdo acessível nesse software, com conteúdo referente a cada prédio histórico. Apresenta recursos de interação com o ambiente externo, que podem ser acessados por mapas e por realidade aumentada, permitindo maior contato e interatividade com o ambiente do centro histórico. Outra possibilidade de acesso é o uso do QR CODE, que facilitará a visualização do aplicativo para quem estiver observando a maquete de perto, no ambiente interno do Fórum Landi.

A vantagem para os que acessarem seu conteúdo é a visualização de fotos, vídeos e textos informativos sobre os prédios históricos da cidade. “Fundamental a questão de você ter uma plataforma acessível através de celulares, hoje temos milhões de celulares em uso no Pará e 90% são androids. É uma plataforma de difusão de toda informação do centro histórico da cidade, acessível, disponível para qualquer pessoa.” Afirma Cláudio Alfonso, que está bem otimista quanto ao projeto.

O desenvolvimento técnico do aplicativo já está finalizado, então a sua equipe de criação resta acrescentar os pontos da cidade ainda não inclusos. No momento, porém, não há previsão para sua inauguração. Compatível à plataforma android, pode ser baixado através do site do Fórum http://forumlandi.org/centrohistorico/.

Texto: Luciana Freire - Assessoria de Comunicação da Prointer
Foto: Divulgação/ Fórum Landi
publicado 26.01.2016
Fonte: http://www.prointer.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=435%3Aaplicativo-de-realidade-aumentada-e-criado-para-o-projeto-da-maquete-de-belem&catid=1%3Anoticias&Itemid=11&lang=en


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)