Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

quarta-feira, abril 1

O que é WEB SERVICE?

1.Conceito:

Trata-se de uma solução de COS (Computação Orientada a Serviços) para a integração de sistemas diferentes utilizando como meio a internet. Através do web service torna-se possível que novas aplicações possam interagir com sistemas já existentes, e até mesmo de plataformas diferentes.

2.Características:

O Web Service transforma a “linguagem” de cada aplicação para um padrão único chamado XML e desta forma são realizadas as interações entre as diferentes aplicações, sempre tendo como intermediário a “linguagem” XML.

O funcionamento se ocorre da seguinte forma: O transporte dos dados é realizado normalmente via protocolo HTTP ou HTTPS para conexões seguras e os dados são transferidos no formato XML, encapsulados pelo protocolo SOAP.

3.Case de web services:

Podemos citar como um case de uso de Web Service o serviço de Note Fiscal Eletrônica. Este serviço, segundo a descrição do próprio site, “...tem como finalidade a alteração da sistemática atual da emissão de nota fiscal de papel, por uma nota fiscal eletrônica como válidade juridica para todos os fins.”

O serviço pode ser acessado pelo endereço: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/Default.aspx,

4.Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service. Acessado em 27 de fevereiro de 2009 às 20:00h.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/Default.aspx. Acessado em 27 de fevereiro de 2009 às 20:07h.

http://imasters.uol.com.br/artigo/4422/webservices/descrevendo_um_web_service_-_wsdl/. Acessado em 27 de fevereiro de 2009 às 20:10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)