Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

terça-feira, março 31

COMPARATIVO ENTRE os modelos de QoS INTSERV E DIFFSERV

Enquanto termino a segunda parte sobre NCW, fique com um trabalho que fiz sobre IntServ e DiffServ.

INTRODUÇÃO
A importância das redes de computadores é inegável no mundo atual, cada vez mais temos as empresas, indivíduos, países, organizações e sociedades, interligados entre si, compartilhando serviços, recursos e informações sem as quais o mundo do século XXI não seria possível. Para que se possa gerenciar todo esse trafego é necessário garantir um mínimo de qualidade ao mesmo, ou seja, torna-se necessário implementar um política de qualidade do serviço, em inglês QoS. O QoS possui modelos de implementação: o IntServ e o DiffServ.

É justamente da tarefa de analisar estes modelos que o presente trabalha se encarrega e para tanto iremos estudar os conceitos, características, vantagens e desvantagens de cada um, procurando o final deste trabalho conseguir chegar a um comparativo realista de cada modelo de QoS.

CAPÍTULO 01 – MODELO DE QoS INTSERV
1.1. Conceito

O IntServ ou Serviços Integrados é um modelo de implementação do QoS desenvolvido para garantir a qualidade do serviço para fluxos individuais de trafego utilizando para tanto a sinalização fim-a-fim e a reserva de recursos por toda a rede, dos roteadores intermediários até o roteador de destino.
Figura 01 – Exemplo de rede com QoS IntServ

1.2. Características
a) Reserva de recursos: o roteador deve saber a quantidade de recursos (buffers, largura de banda) que já está reservada para as sessões em andamento;
b) Estabelecimento de chamadas: uma sessão que exige garantias de QoS deve, primeiramente, estar habilitada a reservar recursos suficientes em cada roteador da rede no trajeto fonte-destino (processo de aceitação de chamada)
c) Alta granulariadade;
d) 04 elementos componentes: escalonador de pacotes, controlador de admissão, classificador e protocolo de reserva de recursos.
Como características principais do IntServ temos:
a) Reserva de recursos: o roteador deve saber a quantidade de recursos (buffers, largura de banda) que já está reservada para as sessões em andamento;
b) Estabelecimento de chamada: uma sessão que exige garantias de QoS deve, primeiramente, estar habilitada a reservar recursos suficientes em cada roteador da rede no trajeto fonte-destino
c) Alta granularidade no controle do fluxos;
d) Composto por 4 itens: escalonador de pacotes, controlador de admissão, classificador e protocolo de reserva de recursos.

CAPÍTULO 02 – MODELO DE QoS DIFFSERV
2.1. Conceito

O DiffServ ou Serviços Diferenciados trabalha o QoS em relação aos grandes fluxos de dados em oposição as reservas individuais de recursos do IntServ. Desta forma o DiffServ requer a negociação dos recursos para todos os pacotes de uma rede.

2.2. Características
a) Menor granularidade na alocação de recursos;
b) Simplicidade no processamento dos roteadores de núcleo;
c) Apenas funções simples no núcleo da rede e funções relativamente complexas nos rotedores que se encontram nas extremidades (ou hosts);
d) Fluxos são agregados em classes de serviço Diffserv (não existe controle individual sobre cada fluxo);
e) Não é necessária sinalização entre cada roteador da rede;
f) Tráfego é dividido em um número limitado de diferentes classes, com diferentes requisitos de QoS;




CONCLUSÃO
Com base no que vimos neste trabalho, concluímos que a diferença principal, fundamental entre os modelos de QoS IntServ e DiffServ consiste em que o modelo Diffserv fornece maior escalabilidade devido à menor granularidade na alocação de recursos, pois não é necessário efetuar uma reserva específica para cada fluxo. Os fluxos são agregados em classes de serviços Diffserv de modo que não há controle de estado individual (por fluxo). Também não é necessária a sinalização entre cada roteador da rede.

BIBLIOGRAFIA
Sites:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/IntServ. Acessado em 19 de fevereiro as 20:00h
- http://www.dimap.ufrn.br/~glaucia/RAV/3.IntServ.pdf. Acessado em 19 de fevereiro as 20:00h
- http://pt.wikipedia.org/wiki/DiffServ. Acessado em 19 de fevereiro as 20:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)