Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

quinta-feira, dezembro 13

Tecnologias e ideias para 2013

Olá amigos! Ano de 2012 está chegando ao fim já estamos no período da Saturnália e as festas de ano novo, e como sempre bate aquela vontade de rever o ano que passou analisar o que aconteceu e encher o ano que esta vindo de planos e promessas (emagrecer, viajar, etc.), bom cá estamos nós com essa mesma ladainha :) Só que não, vamos primeiro falar do que vem aí para depois falarmos do que aconteceu tudo (a maioria) das coisas ligadas ao mundo da tecnologia.

Joomla
Sim nosso mais aclamado e completo CMS (acrônimo para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) continua com o gás total e para o ano de 2013 vem com sua versão 3.5 trás como principais novidades o uso do bootstrap do twitter, site e área administrativa completamente adaptados para a mobilidade e uma repaginada no seu layout, além de usar o novo framework do Joomla (Sim uma coisa é o CMS e outra é o framework Joomla).

Seblod
O mais completo App Builder do Joomla esta devendo uma versão compatível com o Joomla 3.x, mesmo assim continua excelente para desenvolver aplicações web e sites de forma rápida, ágil e com pouco necessidade de ficar "escovando os bits".

KML/ARML/XML/Google Maps/Open Street Maps/Cartografia colaborativa
Essa sopa de letras aí de cima refere-se as tecnologias em uso para a criação e compartilhamento de conteúdo no formato de mapas interativos usando padrões abertos ou livres. Essa é uma área que estou gostando cada vez amis de trabalhar e pesquisar em breve novos sistemas e ideias irão brotar disso aí :)
KML: Keyhole Markup Language. Linguagem de marcação de pontos chave, é um padrão aberto internacional para marcação de ponto geolocalizados;
ARML: Augmented Reality Markup Language, linguagem de marcação de pontos de interesse para realidade aumentada, tal como o KML serve para a marcação de pontos de interesse geolocalizados porém com a diferença de que tem suporte a conteúdo multimidia
XML: velha conhecida, (eXtensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais, está aqui porque é o formato padrão para exportação e importação de dados de muitas ferramentas tais como o open street maps.
Google Maps: Ferramenta de criação de mapas online do Google, usa o padrão KML para exportação e importação de dados e tem suporte à dispositivos móveis
Open Street Maps: Ferramenta livre para a criação colaborativa de mapas, usa o padrão XML para importação e exportação de dados.

Arduíno: É no campo do hardware aquilo que temos no software livre. Muito bom para criar robôs, vants, UAVs, etc

Android: Sistema operacional móvel baseado em linux desenvolvido pelo Google e que esta se tornando padrão em dispositivos móveis dos mais diversos tipos.

Realidade Aumentada (RA): É a mistura em tempo real de informações gerados por computador numa imagem capturada também em tempo real, neste blog temos diversos vídeos e exemplos de trabalhos desenvolvidos com o uso de realidade aumentada móvel e geolocalizada.

Wikitude/Junaio/Aurasma: São navegadores de realidade aumentada cuja função de acessar o conteúdo gerado para RA. Esse conteúdo pode ser gerado através de arquivos como o KML ou o ARML. Os exemplos que temos neste blog envolvem esses três tipos de navegadores, sendo que o Aurasma trabalha com RA com reconhecimento de imagens.

QR Code: Quase esquecendo de uma das primeiras tecnologias que trabalhei esse ano e que continua com força no próximo que são o uso de QR Codes, que são códigos de barra de novo tipo muito usados para compartilhar informações

Bem essas são as tecnologias que usei e que irei utilizar no próximo ano priorizando o desenvolvimento de ferramentas que possam criar conteúdos para essas tecnologias de forma colaborativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)