Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

sexta-feira, agosto 16

Arco triunfal de Landi inaugurado com conteúdo em Realidade Aumentada

Olá amigos!

Aproveito para republicar aqui notícia do Portal da UFPa sobre a inauguração do Arco triunfal de Landi com conteúdo em Realidade Aumentada.



Arco Triunfal marca os 300 anos de nascimento de Antônio Landi 

Em comemoração aos 300 anos de nascimento do arquiteto italiano Antônio José Landi, o projeto da UFPA, Fórum Landi, inaugurou nesta quarta-feira, 14, o Arco Triunfal, obra feita em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que se encontra em frente ao Theatro da Paz, permanecendo no local até o dia 6 de setembro. 

Aplicativo virtual - Para dar continuidade às comemorações, uma biblioteca virtual foi elaborada com mais de seis mil títulos do autor, entre imagens e textos. O visitante do arco poderá, ainda, com a ajuda da tecnologia, acessar outras informações sobre o arquiteto homenageado e suas obras. Foi introduzido um aplicativo na ferramenta Google maps, que, ao ser acessado, informará ao usuário o local onde ele se encontra, no momento, e o trajeto que ele deve fazer para chegar ao Arco Triunfal, localizado em frente ao Theatro da Paz, em Belém. Ainda por meio de outro aplicativo, chamado de realidade aumentada, o visitante poderá, com um aparelho eletrônico que contenha câmera e acesso à internet, focalizar um ponto na obra e receber informações detalhadas sobre o monumento e seu autor. Todas as instruções para uso do aplicativo estarão anexadas no pedestal do arco, com a finalidade de facilitar o acesso ao conhecimento para visitante. 

 Arquitetura efêmera - O Arco Triunfal é feito de compensado naval e pintado com tinta acrílica, finalizado com verniz impermeabilizante, para evitar o desgaste por conta da exposição à chuva e ao sol. Este tipo de construção, que se chamava arquitetura efêmera - anteriormente utilizada por Landi em Belém -, era elaborada para durar um determinado período, em razão do uso de materiais perecíveis. A construção é menor do que a original projetada por Landi e possui 6,40 metros de altura e 4,80 metros de largura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)