Licença do blog

Licença Creative Commons
Este blog de Cláudio Alfonso, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada. Não é obrigatório mas agradeço se publicar algo daqui e citar a fonte.

quinta-feira, março 14

Palestras e oficinas, temas para 2013

Recebemos alguns convites para participar de eventos em faculdades e para facilitar resolvi expor aqui os temas que temos trabalhado e pesquisado ao longo desses últimos anos, desta forma aqueles que quiserem nos chamar para seus eventos já podem ter uma idéia dos temas que gostamos de tratar ou que temos trabalhado de forma mais focada.

Criação de Aplicativos móveis. Em primeiro lugar vamos deixar claro que não sou fera como meu amigo Ramon Rabello (cujo curso Android na Rede, recomendo fortemente para aqueles que desejam ter um conhecimento profissional do assunto), no entanto esta palestra (melhor até no formato de oficina) mostra como podemos criar aplicativos simples usando ferramentas gratuitas que encontramos na Web, de forma a resolver problemas de divulgação de conteúdo para aparelhos móveis onde podemos até mesmo usar recursos como o Phonegap. Indicado para iniciantes, curiosos e aprendizes de feiticeiro que desejam criar um app pessoal, para algum grupo social ou para pequenas empresas.

Outras realidades. Nada de debates filosóficos ou mesmo sobre física quântica ou teoria das cordas :) vamos é tratar mesmo sobre tecnologia, sobre a chamada realidade misturada e suas subdivisões desde a realidade expandida até a realidade diminuída, todas relacionadas com a inserção ou remoção de informação de uma imagem que esta sendo observada em tempo real. Nosso foco nessa palestra é mostrar como a realidade mistura, especificamente a realidade aumentada geolocalizada móvel pode ser usada no dia das pessoas hoje! Mesmo sem o Google Glass hehehe

Mapas para a cidadania. Vamos construir nossa realidade, nesse tema tratamos de como construir e distribuir conteúdo no formato de mapa digitais utilizando desde plataformas prontas até recursos que podemos desenvolver a partir de um CMS como o Joomla!. Tais mapas podem ser construidos usando como base tanto o Google Maps como o Open Street Maps. A importância desses mapas é gigantesca, seja na prevenção ou na gerência de desastres ou acidentes, quanto num verdadeiro guia da cidadania mostrando os locais que mais sofrem com as deficiências do serviço público em nossa cidade. Não deixe de conhecer nosso projeto colaborativo: mapabelem.tk 

Um outro software é possível. Este tema é polêmico pretende tratar das implicações na indústria da tecnologia e para além dela, do cada vez maior uso e importância do software livre. Nessa mesma temática queremos entre outras coisas discutir o fetiche do startups e o mercado invasivo e cada vez mais fascista da publicidade online  (Em construção).

Valeu galera, até o próximo evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos,
Podem comentar as matérias a vontade mas sejam civilizados! :)